Sua equipe de ead entende o conteúdo passado? Seus alunos são capazes de assimilar os principais conceitos? Neste artigo, compartilharemos tudo o que os profissionais de eLearning precisam saber sobre compreensão de conteúdo.
Como melhorar a compreensão do conteúdo para alunos online.
Entender o conteúdo é um pré-requisito para os profissionais da área e estudantes online. Os criadores de conteúdos de eLearning devem ser capazes de entender todos os aspectos do tópico antes que eles possam transmitir seu conhecimento, enquanto os alunos precisam absorver inteiramente as ideias passadas para que sejam aplicadas em um contexto prático. Além disso, todas as partes envolvidas têm de atribuir sentido ao assunto para torná-lo relevante e real. Aqui estão 8 dicas para melhorar a compreensão do conteúdo eLearning em ambos os lados do corredor.
1. Reunir informações de diferentes fontes
Você precisa ter uma compreensão firme das ideias e conceitos antes de poder criar experiências poderosas. Seu curso se torna a fonte de conhecimento especializado. Você tem que confiar em artigos informativos, sites e outros recursos para reunir esse conhecimento. Mais importante ainda, você deve usar uma ampla gama de referências para garantir que o seu conteúdo é preciso. Isso também permite que você veja o tópico de diferentes pontos de vista, visto que o material apresenta fatos e figuras em um formato único.
2. Avalie seus materiais didáticos atuais
Você pode usar os seus materiais criados que exploram o assunto para aprimorar o tópico e aprofundar sua própria compreensão, ou até mesmo reutilizá-los para seu curso atual. Por exemplo, uma série de podcasts criada anteriormente sobre determinado assunto pode atualizar seu conhecimento. Ou você pode escolher algo que auxilie na criação de novos conteúdos significativos. É possível solicitar materiais de eLearning de colegas colaboradores em sua rede profissional. Peça aos seus grupos de mídia social para obter links úteis para adicionar à sua lista de recursos pessoais.
3. Analisar suas cognições pessoais para identificar bloqueios
Em alguns casos, você pode ter suposições ou crenças que estão atrapalhando a compreensão de conteúdo eLearning. Por exemplo, anos atrás você aprendeu uma parte de um conteúdo que estava incorreta. Você armazenou essa ideia à sua memória, e agora está em conflito com uma ideia ou conceito que você está pesquisando atualmente. Este é um obstáculo que você só pode superar com a análise pessoal e autorreflexão. Mais uma vez, é aconselhável usar vários recursos para que você obtenha uma perspectiva mais ampla.
4. Resumir o conteúdo do eLearning para atribuir significado
Colocar as informações em suas próprias palavras e ativamente lembrar de bons conteúdos, aumenta o valor do conteúdo. A fim de ensinar o assunto, você deve ser capaz de conectá-lo ao conhecimento pré-existente. Isso se baseia no esquema mental atual para que você possa atribuir significado. Depois de pesquisar o tópico, resuma os conceitos básicos em uma lista ou em um parágrafo breve. Como alternativa, crie uma representação visual dos dados, como um mapa mental ou infográfico que se aprofunda em diferentes setores do assunto.
5. Incentivar o conteúdo gerado pelos estudantes
O conteúdo gerado pelos estudantes adere aos mesmos princípios do resumo. A fim de criar conteúdo sobre o assunto, os alunos online devem ser capazes de compreender plenamente os conceitos. Por exemplo, eles devem criar uma apresentação online ou vídeo que explora uma tarefa de trabalho. Para conseguir isso, os estudantes precisam entender quais etapas e habilidades estão envolvidas e, em seguida, transmitir a informação em um formato facilmente digerível. Você pode até reunir todos os recursos gerados pelo aluno para criar uma biblioteca virtual. Por exemplo, uma coleção de podcasts, vídeos, slideshows e artigos que se concentram em um tópico específico.
6. Estresse, benefícios e aplicações
Um dos componentes centrais da compreensão é a motivação. Os estudantes online participarão ativamente do curso eLearning e ampliarão seu entendimento se for fornecido um conhecimento prático. Por esta razão, você deve enfatizar as aplicações reais e as vantagens do conteúdo online. Qual caminho ajudará os aprendizes a conseguir? Como eles podem aplicar o que aprenderam para superar um problema comum? Se eles sabem que o conteúdo a distância tem valor real, eles estarão mais motivados para aprender. É melhor enfatizar os benefícios e os usos antes, durante e depois do curso para atualizar sua memória. Você também pode reiterá-lo usando técnicas diferentes, tais como simulações que colocam os alunos no meio da ação ou infográficos que oferecem uma visão geral detalhada.
7. Amarre o conteúdo ao conhecimento pré-existente
Os estudantes online são mais propensos a compreender e lembrar de conteúdos que se ligam a um conhecimento pré-existente, tais como ideias que aprimoram habilidades já adquiridas ou tópicos rudimentares que eles não se lembram direito. É oferecido aos alunos um quadro de referência, o que facilita a compreensão. Pense nisso como uma base sólida que eles construam e aumentem gradualmente a compreensão do assunto. Você deve primeiro avaliar seus alunos para descobrir o que eles sabem e determinar como preencher as lacunas. Isso também irá revelar suas preferências de aprendizagem. Assim, você pode fornecer materiais mais personalizados que aprimorem ainda mais a compreensão do conteúdo online.
8. Fornecer exemplos reais para melhorar a relevância
A relevância é mais um pilar da compreensão do conteúdo didático. Exemplos do mundo real, estudos de caso e histórias conectam o assunto aos desafios e situações da vida real. Por exemplo, a realidade mostra como as habilidades interpessoais podem ajudar os alunos a resolverem conflitos e se tornarem comunicadores mais eficazes. Assim, eles são capazes de ver a relevância de sua formação, o que melhora o engajamento. O resultado é o aumento da compreensão do conteúdo. Eles obtêm mais experiência porque enxergam o valor do envolvimento ativo.
A compreensão de conteúdo é a chave para experiências significativas e memoráveis. Ele permite que a equipe ead possa transmitir ideias e conceitos de forma sucinta, enquanto dá aos alunos a oportunidade de consumir rapidamente as informações em um formato fácil de digerir.
Uma vez que os estudantes compreendam o conteúdo online, estarão mais propensos a lembrar o que aprenderam.