O que é Social Learning:
O e-learning tem sido cada vez mais aplicado por sua praticidade, redução de custos, e por maior interatividade entre o usuário e a plataforma, trazendo um melhor aprendizado.
Existem meios de melhorar a qualidade de seu E-learning, para que consiga atingir o objetivo do curso de forma mais efetiva e sofra menos com a evasão (um problema atual muito comum).
Uma das soluções de aprimoramento do seu E-learning é a implementação de um Social Learning.
Social Learning, também conhecido como experiência de aprendizado, envolve ter uma rede onde há compartilhamento de informações, de forma com que o aprendizado não venha apenas do curso e a aplicação do tutor. Debates sobre o assunto e outros materiais adicionados para enriquecimento do conteúdo e que também permitem serem colocados em prática são fundamentais.
Vídeos, blogs, grupos de debate, redes sociais, tudo compartilhado entre todos e até reuniões online.
Neste caso, o foco é o aprendizado baseado no relacionamento e no compartilhamento de conhecimento entre os participantes.
Tudo o que for postado será de acesso livre a todos e com direitos a abertura de discussões.
Compartilhar conhecimento e debater é um ótimo meio de aprendizado, pois não paramos apenas no teórico, e sempre temos pessoas diferentes trazendo problemas e soluções distintas para um determinado assunto, trazendo uma abrangência muito rica em conhecimento.
O Social Learning é a experiencia de usuário eficaz para a redução de evasão dos seus colaboradores aos cursos e principalmente que assegura o engajamento da sua equipe com a plataforma, permitindo a construção de conhecimento em conjunto e gerando aprendizado orgânico e prático para toda a sua equipe
Veja algumas vantagens em se aplicar o Social Learning:
1 – Visão geral da equipe:
Este tipo de técnica possibilita ao líder entender e visualizar quais de seus alunos mais se destacam em meio aos debates e adição de informações, também tendo mais facilidade para controlar esta integração.
2 – Compartilhamentos de conhecimento, sem retenção:
Antigamente, ter acesso à informação era um diferencial de peso, porém hoje com a facilidade ao acesso, o “pote de ouro” agora é exatamente o inverso. O compartilhamento destas informações traz à tona visões, opiniões e soluções diferenciadas e muito menos limitadas a um único olhar.
3 – Uma visão melhor das competências de cada um:
Há pouco tempo, empresas consideravam apenas os CV de seus candidatos. Hoje sabemos que esta é só uma parte do processo e detectar outras habilidades de um futuro funcionário é de extrema importância. Este tipo de material permitirá entender como ele trabalha em grupo, como exerce suas práticas sociais, como reage a opiniões contrárias, etc.
4 – Rede de relacionamento:
Essas redes causarão um maior envolvimento entre os participantes, fazendo com que o aprendizado não fique preso apenas ao sistema “usuário – líder”.